Prefeitura Itinerante chega a Olho D’água

Em sua décima primeira edição, a Prefeitura Itinerante de São Gonçalo atraiu, no último sábado (28), muitos moradores da comunidade de Olho D’água do Carrilho, Jardim das Flores e Nova Zelândia, à procura de serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal, que colocou à disposição da população as ações desenvolvidas por cada secretaria.
A prefeitura itinerante é um projeto social desenvolvido pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através dos órgãos da administração direta e indireta.
Antes do início das atividades já havia pessoas esperando para serem atendidas. O senhor Ramiro Vital, morador de Nova Zelândia, chegou às 6 horas, em busca de consulta do clínico geral.  Para ele, a idéia da prefeitura levar os serviços para as localidades é muito importante por que a população pode ter acesso às ações municipais.
A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu serviços na área de clinica médica, pediátrica e odontológica, totalizando cerca de 130 atendimentos. Além dessas ações, a Secretaria também realizou atividades na área fisioterapia, escovação e aplicação de flúor nas crianças, verificação de pressão arterial e orientações sobre vigilância em saúde e ambiental, além de encaminhamentos médicos.
A Assistência Social do município também estava com diversos serviços para a população, com destaque para a emissão de documentos, incluindo CPF e identidade, como também assessoramento jurídico e informações sobre os programas desenvolvidos pela secretaria.
Na área de Educação, foi instalada uma tenda para a realização de oficinas de leituras, onde as crianças tinham acesso a coleções de revistas, livros, romances e outras publicações. Além disso, crianças e os adolescentes também desenvolveram suas habilidades nos jogos de xadrez.
Para envolver os alunos e professores das escolas do bairro, a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer organizou uma gincana com quatro estabelecimentos de ensino, da qual participaram estudantes, realizando tarefas em diferentes áreas de conhecimento, apresentando paródias e um desfile para a escolha da Miss e do Mister do bairro. As Secretarias de Defesa Social e o Demutran estiveram presentes, prestando informações sobre os serviços de suas respectivas pastas.
 Na área do evento, foi instalado um escovódromo, onde as crianças recebiam orientações sobre as medidas de prevenção à cárie, escovação correta dos dentes e aplicação de flúor. Depois de ser atendido, o adolescente Joelson Ferreira de Lima, morador de Olho D’água do Carrilho, disse que agora aprendeu a forma correta de escovar os dentes e manter a boca saudável.
Moradora da comunidade, a senhora Maria Elione esperava ansiosa a oportunidade para levar sua filha, Émile, de nove anos, ao pediatra. “Esta ação deveria existir sempre, é a primeira vez que vejo um evento assim em nosso bairro”, ressaltou Elione.
A líder comunitária Arlete Paiva destacou o trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo nos bairros, principalmente, em Olho ‘D’água do Carrilho, onde já foram realizados a reforma da escola e da unidade de saúde e os serviços de limpeza pública, apesar das dificuldades enfrentadas pela gestão municipal, reconheceu.
Em seu discurso, o prefeito Jaime Calado garantiu que esse projeto deve continuar, contemplando outras comunidades com os serviços oferecidos pela prefeitura de São Gonçalo do Amarante. “É um dever de todos os servidores do município tratar bem a população que precisa das ações do governo municipal, pois somos empregados do povo, tenho o dever e o prazer de trabalhar para ele”, declarou.
Sobre as obras que serão realizadas para a comunidade, o prefeito informou que serão construídas paradas de ônibus, calçamento de novas ruas, uma passarela que já foi solicitada aos órgãos competentes e quinze residências de alvenaria, para substituir as casas de taipas ainda existente na comunidade.  Mesmo com os problemas de recursos enfrentados pela atual gestão, Jaime Calado destacou que é preciso que o poder público municipal crie mecanismo para aproximar cada vez mais a prefeitura do povo.

Minha casa Minha Vida Portal da Transparencia Aguas e Esgotos Aguas e Esgotos Portal do Servidor Serviços Online Aguas e Esgotos Transparencia SAAE Aguas e Esgotos Serviços Online