Prefeitura Itinerante

Secretarias levam serviços essenciais ao Golandim

Os moradores do Golandim, em São Gonçalo do Amarante, tiveram um dia de cidadania no último sábado (27). A comunidade recebeu a primeira edição do projeto “Prefeitura Itinerante”. O evento foi aberto pelo prefeito Jaime Calado e prestigiado pelo deputado federal, João Maia e o vereador de Natal, Adão Eridam.

O deputado João Maia anunciou uma obra importante para o município de São Gonçalo. Ele disse que recebeu do ministro das Cidades, Alfredo Nascimento, a promessa de construção de um viaduto e duas passarelas no Gancho de Igapó. “O ministro Alfredo Nascimento me pediu que marcasse uma audiência pública para ouvir as necessidades dos moradores da área e explicar os benefícios que essa obra vai gerar para o trânsito e o desenvolvimento de São Gonçalo”, falou.

O prefeito Jaime Calado agradeceu e parabenizou o secretariado pela realização do projeto e o envolvimento de todos os órgãos. “A prefeitura tem que estar perto do povo como estamos hoje aqui no Golandim. É assim que vamos retribuir a confiança e a missão de melhorar os serviços oferecidos àqueles que mais precisam”, enfatizou. Jaime disse ainda que a prefeitura construirá uma unidade de saúde moderna e um ginásio de esportes na comunidade.

Paralelo ao evento a prefeitura inaugurou uma unidade do Telecentro no Golandim, no valor de R$ 10 mil, e construída com recursos próprios. Jaime Calado também visitou as obras de asfaltamento tocadas pelo poder público municipal, ligando o Golandim ao Conjunto Amarante. São aproximadamente três quilômetros de pavimentação, que contemplam as ruas São Francisco, Padre Cícero, Edeger Barreto e Maurício Fernandes (Estrada do Golandim). “A colocação do asfalto vai melhorar muito a vida da gente. Aqui é onde os ônibus passam e agora vai acabar a buraqueira”, disse dona Dalvaci lima, moradora da rua São Francisco.

Serviços - a Secretaria de Saúde teve uma atuação importante no projeto, disponibilizando serviços médicos essenciais. A unidade básica do Golandim abriu as portas para oferecer atendimento odontológico, distribuição de kits de escovação, aplicação de flúor, consultas médicas (ginecologia, pediatria e clínica geral), complementação de vacina, verificação de pressão arterial e glicemia. No stand, as equipes orientaram a população com dicas de alimentação, prevenção a hanseníase e tuberculose.

A pasta da educação montou uma programação especial voltada para as crianças e os jovens. Na área esportiva foram organizadas atividades nas modalidades de futebol de campo, vôlei e atletismo. A equipe pedagógica desenvolveu oficinas de leitura, escrita, jogos, tarefas para desenvolvimento intelectual e ainda uma competição de soletração.

Os moradores do Golandim também contaram com ações de assistência social como realização de carteira de identidade (1ª e 2ª via), serviços de corte de cabelo e estética. Um oftalmologista foi convocado para trabalhar voluntariamente na verificação de problemas oftálmicos e encaminhamentos de exames mais complexos. A parceria com uma empresa privada permitiu a distribuição de mais de 500 litros de iogurte para crianças, jovens e adultos.

O Departamento Municipal de Trânsito de São Gonçalo lançou uma campanha educativa intitulada “Quem Ama a Vida Dirige com Responsabilidade”. O órgão fez panfletagem e promoveu encenações teatrais alertando sobre os riscos do trânsito. Os técnicos do Demutran montaram a simulação de um acidente com vítima fatal. Eles chamaram a atenção dos moradores com a cena de um veículo batido, tendo no seu interior um servidor atuando como a vítima de uma colisão automobilística.

A “Prefeitura Itinerante foi fechada no final da tarde com um fórum onde os moradores tiveram a oportunidade de debater as necessidades da comunidade nas diversas áreas. Outro canal de comunicação com a população do Golandim foi a ouvidoria itinerante que colheu depoimentos e sugestões para o melhor atendimento ao bairro.

Portal da Transparencia Aguas e Esgotos Aguas e Esgotos Portal do Servidor Serviços Online Aguas e Esgotos Transparencia SAAE Aguas e Esgotos Serviços Online