População percebe melhoria no serviço de saúde do município

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante divulgou um relatório sobre a atuação do órgão no primeiro semestre de 2009. As informações são animadoras e mostram um crescimento do número de atendimentos e a melhoria na qualidade dos serviços prestados aos usuários. Atualmente, o município de São Gonçalo do Amarante destina 22,5% da receita com o serviço de saúde pública, superando os 15% que obriga a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com dados da subcoordenadoria de regulação, nos primeiros seis meses do ano, foram realizadas 5.744 consultas especializadas nas áreas de ortopedia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia, dermatologia, urologia, psiquiatria, gastroenterologia, endocrinologia, pneumologia, cirurgia pediatria e outras especialidades.

O relatório revela ainda que no mesmo período foram realizados 2.129 exames de média complexidade como ultrassonografia, raio x, mamografia e endoscopia. Até o mês de junho desse ano eram disponibilizados 300 ultrassonografias por mês, mas para atender a demanda o prefeito Jaime Calado decidiu aumentar esse número para 500.

Em relação aos procedimentos de alta complexidade a Secretaria Municipal de Saúde custeou 570 exames, de janeiro a junho de 2009. “Nunca na história de São Gonçalo o povo teve acesso a um exame de tomografia computadorizada, e só esse semestre a prefeitura já autorizou 216, autorizamos também cerca de 90 ressonâncias magnéticas e ainda conseguimos atender a todas as solicitações de mamografia. Encaramos essas ações como um avanço muito grande para a saúde do município”, relatou Jaime.

As cirurgias eletivas também estão recebendo atenção diferenciada por parte da administração atual. Nos últimos seis meses a SMS de São Gonçalo autorizou 531 procedimentos no Hospital Maternidade Belarmina Monte e em unidades da rede hospitalar privada de Natal. No entanto, o número de cirurgias realizadas é maior em função desses dados não contabilizarem os casos de urgência.

Comparativo - Nos primeiros 180 dias de 2009 a prefeitura realizou 144.291 atendimentos de saúde bucal, visita domiciliar, alimentação e nutrição e vigilância sanitária contra 114.566, no mesmo período de 2008, um crescimento de 26%. Na área de laboratório clínico, anatomia patológica e citologia, ultrassonografia e radiologia, os atendimentos saltaram de 34.252 para 59.900, totalizando um acréscimo de 74%. No caso das consultas médicas básicas e especializadas, tratamento psicossocial, fisioterapia e tratamento odontológico o aumento foi de 24%, passando de 148.097 para 183.856.

A prefeitura de São Gonçalo do Amarante ainda está disponibilizando para os usuários serviços que antes não eram contemplados pelo Hospital Maternidade Belarmina Monte. Agora os pacientes podem contar com atendimento ambulatorial nas áreas de ortopedia, gastroenterologia, ultrassonografia, cardiologia, otorrinolaringologia, neurologia, dermatologia, oftalmologia e psiquiatria.

Opinião – Em pouco mais de oito meses da administração atual a população de São Gonçalo do Amarante já começa a sentir os efeitos da melhoria do serviço municipal de saúde. O aposentado Cícero Virgílio recorreu ao cardiologista e foi encaminhado para realizar um eletrocardiograma. “Já deveria ter feito o exame antes. Eu não sabia que aqui no hospital a gente fazia o exame na hora”, disse.

Luciana Machado, moradora do Conjunto Novo São Gonçalo, recorreu a unidade de saúde do centro para realizar exames. “O clínico requisitou um hemograma completo e em menos de uma semana recebi o resultado. Agora estou aqui pra mostrar ao médico. Na unidade fui muito bem atendida pelos funcionários”, falou.

Dona Lucimar Barbosa relatou que o filho chegou a perdeu um dente por falta de atendimento odontológico. “Antigamente a gente demorava meses para conseguir uma ficha. Desde 2006 procurava atendimento odontológico para meu menino mais velho e só esse ano consegui. Como passou muito tempo o jeito foi fazer um canal, mas o meu filho mais novo já terminou o tratamento”.

Portal da Transparencia Aguas e Esgotos Aguas e Esgotos Portal do Servidor Serviços Online Aguas e Esgotos Transparencia SAAE Aguas e Esgotos Serviços Online